AMANHECER EM LUZ & PAZ

AMANHECER EM LUZ & PAZ
Cada novo Sol, a cada despertar é uma nova vida que se inicia, ou mesmo uma renovada-ação. A cada Sol temos a certeza do maior milagre de todos: A VIDA É VOCÊ!

quarta-feira, fevereiro 24, 2010

O Ano III da Cabala: A Imperatriz

O Ano III da Cabala: A Imperatriz

O Ano III da Cabala: A Imperatriz
:: Graziella Marraccini ::


Neste artigo que é uma continuação dos anteriores já publicados: Vênus, o regente de 2010, e Previsões Anuais para 2010, analisaremos as influências energéticas para o ano de 2010 segundo os ensinamentos da Cabala.

A Cabala é uma filosofia de origem judaica que visa estudar os mistérios contidos na Árvore da Vida. A Árvore da Vida é um glifo (ou um conjunto de símbolos) formado por 10 esferas (Sefirah) que representam estados de energia puros (e que têm analogia com os planetas de nosso sistema solar acrescentados do Sol e da Lua) interligadas por 22 Caminhos que representam a união entre duas esferas, ou energias. As lâminas menores do Tarô se relacionam com as Esferas e as lâminas maiores com os 22 caminhos e nos ajudam a compreender seu significado oculto nos desvendando os mistérios da vida. Quando queremos ‘abrir um caminho’ que em nossa vida está bloqueado, podemos fazer meditações com o auxílio dos Arcanos Maiores de maneira a que as mensagens do céu cheguem aos nossos ouvidos e compreensão, nos oferecendo o Conhecimento.
O primeiro caminho da Árvore, que possui o nº 11, interliga Keter (a primeira esfera) a Chokmah (a segunda esfera) e se relaciona com o Arcano 0, o Louco. O Louco, que representa o Homem, inicia seu caminho na descida da Árvore com todo o potencial inicial que recebe no momento de sua criação.

O 14º caminho da Cabala, que nos interessa para nossa análise, representa a ligação entre Binah (a esfera nº 3) e Chokmah (a esfera nº 2) e fecha o triângulo superior, o triângulo da Criação. Neste caminho, encontramos entre os símbolos a lâmina da Imperatriz, cujo mito nos conecta com Ishtar, e com Afrodite-Vênus, a virgem-mãe.
O Arcano nº III representa a Lei do Ternário e o indica como sendo geral e universal na Criação. O Ternário é representação da Trindade presente em praticamente todas as religiões: Pai-Filho-Espírito Santo, ou seja: Deus Pai (Deus da Criação) – Deus Filho (Deus manifestado na Humanidade) – Deus Mãe (ou Espírito Santo = Deus manifestado na Natureza). A tríplice manifestação do Deus Único serve para equilibrar os dois extremos e, portanto, é imprescindível para a realização da União Cósmica. A letra do alfabeto hebraico que corresponde a este Arcano é o Ghimel e seu valor é o número três. Seu hieróglifo é ‘uma mão que pega’, disposta de tal modo a formar um canal podendo absorver qualquer coisa. Da concepção uterina (idéia contida na lâmina nº II, a Sacerdotisa) passamos agora à idéia da vagina (ou seja a ligação do útero com o exterior) e que constitui a última etapa no processo de nascimento do homem. Este arcano chama-se também de DIVINA NATURA, PARTO ou GENERATIO.
A idéia da criação e geração está estritamente ligada ao elemento do amor, a união gravitacional que une o masculino e o feminino, e simboliza a compaixão, o amor impessoal, a beleza, a felicidade e o prazer. Todos esses são atributos encontrados neste caminho. Quando existe um bloqueio neste caminho, dificilmente nos sentimos preenchidos pelo amor divino, pelo amor universal e tampouco encontramos realização pessoal no amor carnal.

A deusa da atração é sabidamente Vênus que rege 2010 também na Estrela dos Caldeus (seria coincidência?). Um dos nomes do Arcano III do Tarô é ‘Vênus Urânia’, ou seja, Vênus do Universo, Vênus Cósmica. Maria, mãe de Jesus, é representada com esse arquétipo na figura da ‘Imaculada Conceição’, ou seja, aquela que foi fecundada pelo Céu: ela possui uma coroa com 13 estrelas em volta da cabeça e esmaga uma serpente sob seus pés: a serpente do Ouroboros-Urano, Deus das estrelas. Esse Arcano afirma em seu simbolismo: ‘Nada se cria, tudo nasce’ e ao meditarmos nele abriremos os caminhos para nossa realização pessoal, em contato com essa energia que irá reinar em 2010. Creio que nem é preciso salientar que nunca como agora Geia, a Mãe Natureza, precisou de nossa cooperação para não sucumbir diante da destruição iminente!

Os recursos naturais estão se esgotando, a poluição destrói o meio ambiente e a humanidade está à beira do abismo. A meu ver, somente com o resgate do ‘feminino’ podemos salvar nosso planeta. G.O.Mebes em seu livro Os Arcanos Maiores do Tarô afirma que a Humanidade determina o futuro pelo livre arbítrio de sua vontade coletiva e que a Natureza regida pelo passado determina suas manifestações na forma de Destino sendo seu instrumento uma fatalidade inexorável, cristalizada e, portanto, passiva! Por essa razão a Vontade Humana, coletiva, precisa lutar conscientemente para modificar a Fatalidade, caso contrário não conseguirá gerar uma nova Era e não salvará o planeta. Não é coincidência que este é o Ano regido por Vênus! A Mãe natureza pede socorro de todas as maneiras e se a Vontade Humana sucumbir à Fatalidade desrespeitando as indicações enviadas pela Providência (o Divino) estará se afastando da Harmonia universal e iniciará um período involutivo!

Para finalizar nossa reflexão sobre o Arcano III, lembremos que a ‘prostituta compassiva’, Deusa Ishtar, ‘se dá, mas não se deixa possuir’: assim é a mãe natureza. Ela nos dá alimento que é
a energia da terra, nos fornece o oxigênio que é a energia do ar, nos oferece o alento do espírito que é a energia do fogo, e nos oferece o meio líquido indispensável para a nossa vida. Porém, se não mantivermos o equilíbrio entre esses quatro elementos, Geia irá se vingar daqueles que a maltratam e não a respeitam. O arquétipo de Vênus significa atração, magnetismo e poder feminino, mas pode também representar destruição e vingança! Na mitologia grega, encontramos exemplos de várias mães destruidoras e vingativas que ‘devoram’ ou matam seus próprios filhos....

Para que nosso 2010 seja próspero e harmonioso, precisamos nos conectar, portanto, com o feminino, com o instinto maternal, ou seja, com o amor ‘sem limites’, com a compaixão, com a generosidade; atributos que somente um colo materno pode nos oferecer. Podemos usar e abusar do verde (o verde do mar, o verde das matas, o verde das pedras preciosas) que é a cor de Vênus manifestada em Briah.
Os vários artigos já publicados no meu site pessoal podem ajudá-los a ampliar seu conhecimento sobre os mistérios contidos na Cabala.

Desejo um 2010 muito próspero e harmonioso a todos aqueles que fizeram comigo este caminho em busca do Conhecimento!

Saúde, Paz, Prosperidade e Harmonia a todos os seres da Terra!
Fiquem sempre conosco, SOMOSTODOSUM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BEM VINDO AO CONVITE DE REALIZARMOS ESTE ENCONTRO COM O NOSSO DEUS INTERIOR E COM A FONTE DE PAZ, FELICIDADE E AMOR INCONDICIONAL DENTRO DE CADA UM DE NÓS!