Por: Camila Gomes Victorino
Meditar melhora nossa saúde, mas também aumenta nosso potencial enquanto seres humanos. Fonte: InspiraAlma |
Já é provado que meditar melhora a atenção, a qualidade o sono e a sensibilidade das pessoas (leia mais em: "A ciência pela meditação"), mas além disso a meditação nos trás uma sabedoria inata que nos ajuda a compreender nosso sentido no universo. Apesar disso e por mais que muitos desejem meditar, nem sempre é fácil parar tudo e dedicar-se a meros 15 minutos de silêncio mental. Isto acontece porque nossa mente sempre está envolvida em algum percalço do passado ou do futuro e nos acostumamos a deixá-la ligada o tempo todo. Mas existe ajuda! Às vezes, filmes podem nos inspirar a meditar e nos ajudar a entender algo que está escondido dentro de nós. É por isso que selecionei cinco filmes que ajudam a repensar nossos valores e a dar forças para parar, inspirar, expirar e deixar com que a meditação nos ajude a superar nossos limites.
Fonte: BlogBR |
1 – Samsara
Samsara é um filme que fala sobre a vida de um monge em busca da iluminação, que se vê confrontado com os desejos do dia a dia. Este filme é extremamente sensível e capaz e nos levar a uma reflexão contínua sobre os valores morais que a religião institucional nos impõe e sobre até que ponto ela nos impede de alcançar a consciência absoluta apenas pos nos reprimir através de suas regras.
Zen é imperdível. Fonte: DeOlhonaIlha |
2 – Zen
Zen conta a história do mestre Dogen, que deu início a uma grande e inspiradora reforma no budismo japonês, o qual vivia cercado pela má fé de monges que passaram a utilizar a religião como instrumento de poder. Zen não é apenas um filme histórico, mas uma obra de arte que nos faz repensar nossos valores materialistas e morais e até que ponto damos valor para determinadas coisas que só atrapalham o nosso percurso rumo à sabedoria universal.
Fonte: MercadoLivre |
3 – O pequeno Buda
Este filme hollywoodiano já foi bastante conhecido, mas hoje começa a ser esquecido. Ele conta a história do Buda Sidarta Gautama através dos olhos de uma criança ocidental, que parece ser a reencarnação de um importante monge tibetano. É a partir desta história que passamos a ver no Buda cada ser humano deste planeta e a nós mesmos como pessoas que buscam respostas transcendentais, que aparentemente não têm resposta, mas que se buscadas com coragem, acabam por se revelar e transformar cada ser humano no processo.
O filme "Poder além da vida" foi baseado no livro de mesmo nome. Fonte: ShelfAbuse |
4 – Peaceful warrior (Poder além da vida)
Neste filme conta-se o relato da história de um ginasta que tem beleza, fama e dinheiro, até que um ato de irresponsabilidade faz com que perca tudo em um acidente. É aí então que o filme começa a narrar o seu processo de cura interna, rumo a uma maior sabedoria através dos conselhos de um mestre, frentista em um posto de gasolina. Uma das cenas mais marcantes é quando o ginasta pergunta ao mestre sobre o porquê dele trabalhar como varredor se ele poderia ser o que quisesse, o qual responde que o mundo precisa de varredores para que continue limpo e organizado.
Fonte: BigMovieZone |
5 – Mystic Índia
Neste documentário/filme conta-se a história da Índia através do lendário percurso de Neelkanth, um menino que sonha ser iogue. Através de sua jornada, ele conhece diferentes lugares da Índia, mas também os medos das pessoas a respeito da vida, até que depois de muitas vivências, ele descobre finalmente sua realização final. Este é um filme que também inspira muito o viajante que busca superar seus limites internos através de viagens.
Inspire-se na história da Venerável Mestra Anandamayi Ma. Fonte: Wikipedia |
Bônus?
Existem muitos filmes que inspiram a meditação sem que falem abertamente de budismo, Índia ou Tibet, apesar disso, todos eles geralmente apresentam personagens masculinos como foco, como se as mulheres nunca tivessem trilhado caminhos similares. Infelizmente, eu não conheço nenhum filme que tenha retratado o percurso de alguma das muitas mulheres que se aventuram na busca pela iluminação, apesar disso, deixo aqui o relato da história da Avatar mestra Anandamayi Ma, a qual foi considerada uma das reencarnações do aspecto da mãe divina em nosso mundo.
Em "Comer, Rezar e Amar" podemos ver um dos primeiros filmes em que uma mulher vai em busca de si mesma. Fonte: Osindicados |
Por fim, um filme que, apesar de Blockbuster trata da jornada de crescimento espiritual de uma mulher é o "Comer, Rezar e Amar", baseado no livro de mesmo nome. Não é perfeito pois o filme (não o livro) foca mais no romance, enquanto que o foco da história é a jornada de crescimento espiritual da personagem, entretanto algumas lições importantes são tiradas no filme.
Paz!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
BEM VINDO AO CONVITE DE REALIZARMOS ESTE ENCONTRO COM O NOSSO DEUS INTERIOR E COM A FONTE DE PAZ, FELICIDADE E AMOR INCONDICIONAL DENTRO DE CADA UM DE NÓS!