AMANHECER EM LUZ & PAZ

AMANHECER EM LUZ & PAZ
Cada novo Sol, a cada despertar é uma nova vida que se inicia, ou mesmo uma renovada-ação. A cada Sol temos a certeza do maior milagre de todos: A VIDA É VOCÊ!

domingo, novembro 20, 2011



Rodrigo Goston Fernandino

" Na busca por mim, descobri a verdade. Na busca pela verdade, descobri o amor. Na busca pelo amor, descobri Deus. E em Deus, tenho encontrado tudo."



 

LINDO ISSO,

COMO ALGUÉM COLOCA AS PALAVRAS ASSIM DE CORAÇÃO ABERTO E LIMPO...


A UMBANDA É LINDA E SÓ FAZ BEM!


Acabei de Escrever, Quentinho e Sem Correção...

103 Anos de Umbanda !!!
Por Alexandre Cumino


A Umbanda completou seus 103 anos de idade, é ainda uma criança comparada a outras religiões, já milenares, no entanto é uma criança prodígio.

 Nasceu nos braços generosos de Nossa Senhora da Piedade, teve como padrinhos Gabriel de Malagrida e Caboclo das Sete Encruzilhadas numa única pessoa.

Chamou a si desde cedo a sabedoria dos Pretos Velhos, por meio do querido Pai Antônio, que não se fez de rogado e a levou para ser embalada, também, no colo de muitas Mães e Pais Orixás. Jesus a acolheu junto de sua Mãe, a Nossa Senhora, e unidos nesta força crística, nos ensinaram o sincretismo como forma de reconhecer que todas as divindades, entidades e seres de luz trabalham juntos.

Basta reconhecer que “fora da caridade não há salvação”, então até mesmo Kardec parou um pouco suas atividades e veio dar sua contribuição.

Anjos, Arcanjos, Tronos, Potestades, Querubins, Serafins, Potencias, Dominações e Virtudes chegaram juntos dos Orixás. Algo assim nunca havia visto, Oxalá, Oxum, Oxossi, Xangô, Ogum, Obaluayê, Yemanjá, Oxumaré, Obá, Iansã, Nanã Buroque, Omulu, Ibeji, Ossaim e até Orumila. Se fizeram presentes lado a lado de Arcanjos Miguel, Gabriel, Rafael, Uriel, Anael, Tsadkiel, Metatron, Sandelfon entre outros milhares de anjos. Santos como São Jorge, São Gerônimo, São Sebastião, Santa Bárbara, Santa Sara, São Cosme e Damião, São Lázaro, São Bartolomeu, Santa Joana Darc, São Roque, São Cipriano, São Francisco e até Santo Expedito veio para ajudar.

Mas quem já havia chego antes da própria Umbanda nascer e preparou todo o campo e caminho para sua vinda foi Exu, Pomba Gira e Exu Mirim, dizem até que este trio ajudou a alimentar a Umbanda com um reforço que a fez crescer séculos em apenas alguns anos. Hoje embora jovem ainda a nova religião de todos os Orixás, Santos, Anjos e de Cristo já se mostra bem crescida em fase de amadurecimento.

Podemos nos lembrar de seus primeiros anos de vida, uma gestação tranqüila junto das Yabás, nas décadas de 1900 a 1920, assim que começou a brincar fora de casa, entre 1920 e 1940, já plantou sementes em muitos outros lares e cidades.

Ninguém sabia muito bem de onde vinham estas sementes, que cresciam rápido, floresciam e davam frutos e sombra em abundância. De 1940 até 1970 veio sua adolescência precoce, uma expansão desordenada e todas as crises características de uma adolescente, crises existenciais, crises de identidade, conflitos de valores... até que na década de 1980 se recolheu para o interno, aquietou, sofreu o resultado de ter vivido uma certa rebeldia, que agora servia de matéria para reflexão e critica.

Aprendeu com as dificuldades, entendeu uma de suas maiores lições que quem não vem pelo amor vem pela dor, se afastou de más companhias que resolveram fundar outras religiões, mas nunca se esqueceram dela da Umbanda, até os dias de hoje a criticam por puro despeito ou simplesmente infantilidade.

Dizem que é por dor de cotovelo.

Mas a Umbanda cresce e continua crescendo, descobre novos amigos, que vem até do oriente, recebe amigos de todas as nações e culturas como ciganos, baianos, marinheiros, boiadeiros... fazendo faler as palavras de seu primeiro amor Zélio Fernandino de Moraes:
“Com quem sabe mais vamos aprender e a quem sabe menos vamos ensinar, a ninguém vamos dar as costas”.

Por conta destas palavras estão chegando até malandros, cangaceiros, piratas, juremeiros e alguns que com seu carisma conquistaram de cara o coração desta nação, a nação de Umbanda que é a Nação Brasileira.

Como é o caso do querido Zé Pelintra... que causa tanto alvoroço e controvérsia por ter sido boêmio, mulherengo, jogador... e ele nos diz que reverencia o sagrado feminino e que se fez algo do qual se arrependa em vida agora está aqui para nos ensinar que podemos fazer diferente, mas que para isso não precisamos ter cara feia nem deixar de cantar ou dançar.

Aliás canto e dança são marcas registradas na vida de nossa amada Umbanda... hoje ela, esta querida, religião e senda de milhões de encarnados e desencarnados está muito mais madura. Tem história, tem estudo, tem maturidade, tem vontade de ensinar além do praticar, continua convicta em seu fundamento primeiro e mais importante, definindo a si mesma como:
“a manifestação do espírito para a pratica da caridade”.

Parabéns Minha Umbanda Amada !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BEM VINDO AO CONVITE DE REALIZARMOS ESTE ENCONTRO COM O NOSSO DEUS INTERIOR E COM A FONTE DE PAZ, FELICIDADE E AMOR INCONDICIONAL DENTRO DE CADA UM DE NÓS!