AMANHECER EM LUZ & PAZ

AMANHECER EM LUZ & PAZ
Cada novo Sol, a cada despertar é uma nova vida que se inicia, ou mesmo uma renovada-ação. A cada Sol temos a certeza do maior milagre de todos: A VIDA É VOCÊ!

quarta-feira, janeiro 21, 2015

O DESPERTAR DE UMA ALMA!: O nascimento da alma by Alfredo Carneiro

O nascimento da alma by Alfredo Carneiro:



O nascimento da alma by Alfredo Carneiro


"A beleza deste vídeo está no momento em que os garotos decidem: “isso eu não faço”. Hannah Arendt nos disse que a “alma” só nasce no individuo quando ele toma decisões dessa natureza. São decisões solitárias contra ordens e tradições onde dizemos: “isso eu não faço”. Seria o segundo nascimento do homem, sendo o primeiro puramente biológico. Enquanto agimos de acordo com nossa cultura e tradição, agimos de forma adestrada (ainda que isso seja importante, em um primeiro momento, para a organização dos povos). Mas quando agimos contra ordens e tradições por julgá-las injustas, então nasce a personalidade.

Arendt assistiu ao julgamento do carrasco nazista Adolf Eichmann e espantou-se com a falta de consciência daquele homem. Eichmann dizia que era inocente, pois não havia feito nada de errado, afinal, estava cumprindo ordens (ordens de participar da morte de milhares de judeus). Arendt surpreendeu a todos declarando que Eichmann não era um monstro, na verdade não era ninguém, pois sequer tinha uma “alma” (que para ela seria o equivalente a ser consciente, ter uma personalidade). O terrível naquele homem era sua absoluta normalidade e fidelidade às ordens.

Neste vídeo, um garoto se justifica quando nega a ordem de bater na menina: “é porque sou um homem”. Reparem que a maioria dos meninos buscam respostas para negar a ordem, contudo, o importante era que a ordem já estava negada a priori. Essa negação vem de dentro, pois algo parece errado com a ordem dada. Ouvir nossas intuições é o melhor caminho para fazer nascer a alma, para sermos homens e mulheres completos."

Fonte:http://www.netmundi.org/home/2015/01/20/o-nascimento-da-alma/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+netmundi%2FOjwZ+%28netmundi.org+-+conectividade+filos%C3%B3fica%29

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BEM VINDO AO CONVITE DE REALIZARMOS ESTE ENCONTRO COM O NOSSO DEUS INTERIOR E COM A FONTE DE PAZ, FELICIDADE E AMOR INCONDICIONAL DENTRO DE CADA UM DE NÓS!